A cravação de estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do equipamento depende do tipo, dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local. O sistema de cravação deve estar sempre bem ajustado e com todas as suas partes constituintes, tanto estruturais quanto acessórias, em perfeito estado, a fim de evitar quaisquer danos às estacas durante a cravação, e deve ser dimensionado de modo a levar a estaca até a profundidade prevista sem danificá-la. Para essa finalidade o uso de martelos mais pesados e com menor altura de queda, é o mais eficiente do que o uso de martelos mais leves e com grande altura de queda. Embora um peso de martelo elevado seja vantajoso, o uso de martelos de peso ou alturas elevadas sem observância de uma nega adequada pode levar à cravação excessiva. O equipamento utilizado é o Bate Estaca que podem movimentar-se sobre rolos metálicos ou esteiras, os quais são constituídos basicamente por um chassi confeccionado em estrutura metálica reforçada ou por uma máquina hidráulica (tipo escavadeira), por um sistema de guinchos e cabos de aço, uma torre executada em estrutura metálica rígida para acoplamento de martelos hidráulicos, à diesel ou do tipo “queda livre” e um motor.
A SONDOTEC disponibiliza Bate Estaca com Martelos de 3, 4 e 5 Ton.
“ ESTACA PRÉ MOLDADAS DE CONCRETO As estacas pré moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, com qualquer forma geométrica da seção transversal, devendo apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos.
A cravação de estaca pré moldadas merece bastante atenção, pois as tensões de cravação devem ser sempre inferiores à tensão característica do concreto. Como as tensões de compressão que surgem na cabeça da estaca no momento do impacto são diretamente proporcionais à altura de queda do martelo, para evitar o esmagamento da cabeça da estaca deve-se trabalhar com alturas de queda pequenas, em geral não maiores que 1m, e adotar amortecedores. Quando a estaca precisa ser cravada a grande profundidade ou penetrar camadas mais resistentes, devem-se adotar martelos mais pesados. A possibilidade de emendas nesse tipo de estaca deve ser prevista e feitas de modo que as seções emendadas possam resistir a todas as solicitações que nelas corram durante a cravação e a utilização da estaca. Na maioria das estacas fabricadas no Brasil, a emenda é feita soltando-se luvas ou anéis metálicos incorporados ao concreto.”
Vantagens
A vantagem das estacas pré moldadas em relação às estacas moldadas “in loco” no terreno está na boa qualidade no concreto que se pode obter e no fato de que os agentes agressivos,
eventualmente encontrados no solo, não terão nenhuma ação na pega e cura do concreto.
Concreto protendido
Para grandes cargas e grandes comprimentos têm-se utilizado estacas de concreto protendido, às quais se atribuem as seguintes vantagens:

Elevada resistência na compressão, na flexão composta,
na tração decorrente da cravação na flexão transitória.

Maior capacidade de manipulação e cravação, e menor
fissuração.

Capacidade de suportar forças de tração elevadas.

Facilidade de serem moldadas com qualquer configuração de
seção transversal, maciça ou oca.

Possibilidade de serem executadas com seções transversais de
grandes dimensões e grandes comprimentos.

Emprego vantajoso de protensão excêntrica a fim de aumentar a
resistência à flexão, quando ousadas como estacas-prancha em ensecadeiras, estruturas de arrimo, muros de cais etc.
Gerdal Ouro Branco
Parque da Cidade/DF
Elemento estrutural produzido industrialmente, podendo ser constituído por perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos, tubos de chapa dobrada ou calandrada, tubos e trilhos. Estacas de aço são utilizadas em fundações e contenções, e quando se deseja atingir profundidades muito elevadas. As estacas de aço devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado quando exposta a materiais agressivos.
As estacas cravadas por percussão caracterizam-se pela cravação de elementos metálicos no solo pela força de impacto de um “martelo” na cabeça das mesmas. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente da situação do lençol d'água, as estacas de aço dispensam tratamento especial.
As emendas das estacas de aço, realizadas por meio de talas soldadas ou parafusadas, devem resistir às solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, à cravação e ao trabalho do componente estrutural.
Vantagens

Devido ao peso relativamente pequeno e a elevada resistência na compressão, na tração e na flexão, são fáceis de transportar e de manipular.

Pela elevada resistência do aço são fáceis de cravar do que as estacas de madeira ou concreto, podendo passar por camadas compactas ou permitir o
embutimento nesses materiais.

Pela facilidade com que podem ser cortadas com maçarico ou emendadas por solda, não oferecem dificuldades aos ajustes de comprimento no
canteiro. Além dos pedaços cortados poderem ser aproveitados no prolongamento de outras estacas.

Eliminam vigas alavancas.

Utilizam estacas como contenção, incorporada nos muros de arrimo.

Utilização como estrutura provisória.

Produzem menos vibração que as estacas pré-moldadas.