Todas as sondagens são executadas atendendo as exigências das normas brasileiras (ABNT).
NBR 6484:2001 – SOLO – SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO COM SPT – MÉTODO DE ENSAIO
NBR 8036:1983 – PROGRAMAÇÃO DE SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO DOS SOLOS PARA FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS –
PROCEDIMENTO.
NBR 6502:1995 – ROCHAS E SOLOS – TERMINOLOGIA
NBR 13441:1995 - ROCHAS E SOLOS – SIMBOLOGIA
NBR 7181/1984 Solo – Análise granulométrica – Método de Ensaio
SONDAGEM A PERCUSSÃO (SPT)
Sondagem de simples reconhecimento de solo, caracterizada pela perfuração realizada por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um amostrador para a medida de índices
de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível d’água e execução de vários ensaios "
in situ ".
SONDAGEM A PERCUSSÃO COM MEDIDA DE TORQUE (SPT-T)
Neste tipo de investigação, ao final da medida da penetração do amostrador, é feita a medida do torque necessário para rotacioná-lo (SPT-T). A medida do torque serve para caracterizar o atrito lateral entre o solo e o amostrador.
SONDAGEM ROTATIVA (SR)
Sondagem rotativa é um método de investigação que consiste no uso de um conjunto motomecanizado destinado à perfuração de maciços rochosos e obtenção de amostras de materiais rochosos com formato cilíndrico, chamadas de testemunho. Pode também amostrar solos e outros materiais e serve de acesso para realização de diversos ensaios.
SONDAGEM MISTA (SM)
Esta sondagem é executada por percussão, até a camada impenetrável ao trépano e prosseguida com sonda rotativa com coroas de diamante.
As sondagens mistas são utilizadas quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem a percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.